O Componente de Informatização e Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde tem como objetivos ampliar a resolutividade da Atenção Básica e promover sua integração com o conjunto da Rede de Atenção à Saúde.
O Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica propõe desenvolver ações de apoio à atenção à saúde e de educação permanente das equipes de atenção básica, visando à educação para o trabalho, na perspectiva da melhoria da qualidade do atendimento, da ampliação do escopo de ações ofertadas por essas equipes, da mudança das práticas de atenção e da organização do processo de trabalho, por meio da oferta de Teleconsultoria, Segunda Opinião Formativa e Telediagnóstico.
Assim, para acompanhar a implantação dos novos Núcleos de Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica, foi desenvolvido o SIS-Telessaúde.
As informações, que deverão ser alimentadas mensalmente, além de possibilitar a avaliação do Programa, subsidiarão a continuidade de custeio após a conclusão da etapa de implantação dos Núcleos.