Quarta-feira, 22 de julho de 2015
Última Modificação: // | Visualizada 465 vezes
Ouvir matéria
Nos últimos dias 20 e 21 de julho de 2015 a Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte e Turismo ofertou capacitação para os Professores da rede Municipal de Ensino, onde foram debatidos temas como “Avaliação“ e “Letramento”. Segundo a Secretária Municipal de Educação a senhora Fabiane Cardoso Zagoto, “temos que cuidar da capacitação dos docente, pois este é um dos meios para se alcançar uma Educação de qualidade” .
Foram debatidos temas como:
“Avaliação”.
A avaliação não é um processo apenas técnico, é um procedimento que inclui opções, escolhas, ideologias, crenças, percepções, posições políticas, vieses e representações, que informam os critérios através dos quais será julgada uma realidade. A avaliação do aproveitamento de alunos, por exemplo, pode basear-se em critérios reduzidos, apenas à memorização de conteúdos, ou pode basear-se em critérios que visem ao crescimento pessoal dos alunos, no que diz respeito as suas atitudes, liderança, conscientização crítica e cidadã. Esses critérios se originam de opiniões acerca do que se entende por educação, e vão direcionar o julgamento de valor acerca do desempenho daqueles alunos.
“Letramento”
A importância do letramento para os alunos é uma prática mais ampla que a alfabetização, pois existem aspectos envolvidos nela e extremamente necessários para o aluno. A escola deve quebrar ainda mais paradigmas, tornando-se uma instigadora, promovendo a cultura em todas suas interfaces, proporcionando, se possível, passeios a museus, cinemas, exposições, etc.
O aluno tem muito mais a nos mostrar do que ele geralmente mostra, por isso somos nós professores que devemos proporcionar que ele esteja completamente inserido na sociedade com o melhor que ele pode dar.
De acordo com a Prefeita Municipal Maria Aparecida Zanuto Faria "Nossa preocupação é que os estudantes saiam da Rede Municipal de Ensino com uma boa formação para poder encarar outras etapas do ensino", destacou a prefeita.